Corda Bamba

O que você está fazendo quanto a sua empregabilidade?

Sabemos que o Brasil está em crise. Aliado aos novos pensamentos do mundo corporativo, o mercado de trabalho por aqui ganha um grande período de transformação. Cada vez mais, as empresas têm tido novas exigências e necessidades para contratar um empregado.

Muitas profissões se adaptaram a nova realidade, enquanto outras têm desaparecido e algumas surgido. As novas tecnologias têm criado demandas e tendências profissionais e transformado o modo com o qual trabalhamos. É só perguntarmos para nossos avós, pais e até mesmo irmãos mais velhos para percebermos como isso aconteceu e de forma muito rápida.

Esse tem sido um processo bastante complicado para muitos que perdem seus empregos e não conseguem um novo devido as mudanças no mercado de trabalho e até mesmo ao nosso comportamento neste ambiente, o qual também mudou muito ao longo do tempo.

Hoje, as maiores questões são de TEMPO e ESPAÇO, e isso tem mudado o mercado de trabalho para um modo novo de ver as coisas. Aqui deixo para vocês 5 tendências do mercado de trabalho que podem afetar sua empregabilidade e que é importante para uma mudança de mentalidade e preparação para encarar este novo cenário.

Tendência #1: Empreendedorismo

As empresas têm, cada vez mais, sido flexíveis e menos limitadas as questões de tempo e espaço. Muitas delas têm substituído empregos estáveis por trabalhos temporários por projetos e isso tem aberto cada vez mais espaço para o empreendedorismo.

Hoje, não existe mais uma regra para construção de uma carreira, sendo que fazer isso de forma linear e previsível tem sido cada vez mais raro.

Tendência #2: Avanços tecnológicos

Os avanços tecnológicos em termos de comunicação tem transformado a forma com que trabalhamos e feito com que a linha que separa trabalho e vida social fique cada vez mais tênue. Hoje, estamos muito absorvidos pelo trabalho que está presente quase que 24 horas por dia, em 7 dias da semana de nossa vida.

Isso só demonstra que hoje podemos trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso tem afetado a ideia de rotina de trabalho e de horário comercial, além do home office ser cada vez menos exceção, podendo até se tornar uma regra em um futuro próximo.

Tendência #3: Crescimento do coworking

Hoje, muitas empresas já adotam espaços chamados de coworking, onde diversos profissionais de diversas áreas diferentes trabalham juntos ou separados, mas em um mesmo ambiente, sempre aberto para trocas de experiências e transformando o antigo ambiente de trabalho em algo menos corporativo e mais criativo.

Além de divertido, esse ambiente também pretende fazer do local de trabalho um lugar menos formal e mais confortável e humano.

Tendência #4: Mudança no conceito de emprego formal

Empregos estáveis estão perdendo força e, cada vez mais, os profissionais tem trabalhado como o que chamamos de freelancer. Nessa forma de trabalhar o foco está todo no projeto sendo desenvolvido e não no local de trabalho.

Essa tendência tem dividido o mercado de trabalho, e parte dos profissionais que trabalham assim se sentem livres e felizes com isso, já outros sentem falta de segurança.

Tendência #5: Networking

A verdade é que hoje precisamos estar atentos as oportunidades o tempo todo, sem exceção, até mesmo momentos de lazer podem ganhar relevância profissional. E existe uma palavra que faz isso se tornar importante: o Networking.

Conhecer pessoas é muito importante e podem abrir portas, dessa forma até mesmo redes sociais tem virado verdadeiras extensões dos currículos.

Gisele Schaaf
Coach de Carreira & Planejamento Estratégico de Marketing
Autora do Projeto CALIBRE-SE – Carreira com Liberdade e Realização

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.