Acertando o Alvo

10 maneiras de criar uma vida com mais propósito e realização

Todos temos diversos sonhos e desejos dentro de nós, seja em termos de realização pessoal, profissional, emocional ou geral. Mas é extremamente difícil julgar pelo que realmente vale a pena lutar e o que podemos deixar como “bônus” se conseguirmos. Como podemos criar uma vida com mais propósito e realização?

Abaixo, confira 10 dicas para desenvolver seus propósitos e conseguir uma vida cheia de realizações.

Acredite em você

O primeiro passo para conquistar seus objetivos é ter autoconfiança e acreditar em si mesmo. Para conseguir ter um bom desempenho no que se está fazendo, é preciso que você conheça todos os seus pontos fortes e suas limitações, mas o mais importante é acreditar em si mesmo. Isso vai deixar sua competência de realização mais forte.

Não pare de sonhar

Ter sonhos, objetivos e metas a serem alcançadas é o que nos mantém motivados e nos permite lutar para conquistar nossos desejos.

Eles funcionam como uma espécie de combustível, que não nos deixa perdidos e sem um rumo. Trace metas a curto, médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, planeje-se para alcançá-las.

Vá a luta diariamente

Por mais difíceis que sejam nossos dias e as guerras diárias, não corra de novos desafios. Busque sempre melhorar e seja corajoso para enfrentar seus medos e incertezas. Para isso, esteja sempre aberto a viver novas experiências e busque novos conhecimentos.

São essas batalhas que nos preparam para as grandes decisões e desafios que teremos em nossas vidas.

Tire proveito dos erros

Ao mesmo tempo que nos sentimos mal por termos errado em determinadas situações, esta pode ser uma experiência positiva e construtiva se tivermos algum aprendizado.

Conforme as situações forem passando, você perceberá que experiências anteriores farão toda a diferença. Aproveite também para aprender com os erros dos outros.

Faça uma reflexão da situação, o que você faria no lugar, qual foi a decisão tomada pelo outro e qual seria de fato a melhor solução para aquele caso.

Busque focar nas atividades que te trazem felicidade

Quando sentir que está desanimado ou quase sem forças para continuar sua jornada, uma das melhores opções para voltar a manter o foco é ter motivação.

Liste aquelas atividades que te trazem a sensação de bem-estar e te fazem esquecer do mundo, como se não houvesse nada mais além de você naquele momento. Isso vai trazer de volta o seu ânimo e lembrá-lo que tudo vale a pena.

Seja uma pessoa positiva

Ser otimista ajuda a encarar o dia-a-dia com tranquilidade e a certeza de que tudo no fim dará certo, por mais confuso e complexo que esteja no momento.

Sempre busque o lado positivo das coisas e o que aquilo pode contribuir com a sua vida.

Metas

Diariamente, coloque metas para serem cumpridas. Estabeleça suas prioridades, suas tarefas e coloque prazos. Isso dá a sensação de que você está cada vez mais perto do seu objetivo, dando um passo a cada momento.

Isso trará um panorama mais amplo do que falta conquistar e o que já está pronto.

Evite reclamar do que não te agrada

Acredite, ficar reclamando sobre o que não está te agradando e sobre uma determinada situação, não vai resolver o problema.

Tente avaliar seu comportamento e mude algumas de suas atitudes, para verificar se é possível melhorar aquilo que não te agrada.

Reflexão é tudo

Todos os dias, tire ao menos cinco minutos para refletir sobre os acontecimentos. Pense no que deu certo, o que deu errado e olhe os caminhos que você escolheu para aquele dia.

Assim, é possível constatar o quão próximo está de suas realizações e quais são seus verdadeiros sonhos. Redirecione sua força para aquilo que almeja.

Comemore

Cada conquista é extremamente importante, pois demandou esforços e é mérito seu. Tenha ciência dos resultados positivos e comemore cada vitória, cada passo dado.

A sensação de dever cumprido é um importante combustível para a realização de nossos desejos, além de provar que, quando se quer e tem planejamento, é possível.

Gisele Schaaf
Coach de Carreira, Planejamento Profissional & Marketing Pessoal
Autora do Projeto CALIBRE-SE – Carreira com Liberdade e Realização

1 Comentário

  1. Jefferson
    6 de setembro de 2021

    Obrigado por ter me ajudado a pensar nos meus propósitos e realizações

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.