Porquinho para guardar o dinheiro

Planejamento Financeiro em Tempos de Crise

Não é mais novidade que o país vive um período delicado na história. A crise que o envolve tem sido sentida por milhões de brasileiros que percebem, no seu dia a dia, as altas taxas de juros, o aumento dos preços de bens de consumo, bem como o índice de desemprego subindo gradativamente.

Diante dessa situação, muitas pessoas estão descobrindo novas formas de ganhar dinheiro e/ou revendo os seus gastos.

Em momentos como esse é fundamental olhar com atenção o orçamento domiciliar e refazer, quantas vezes for necessário, o planejamento financeiro, afinal, é esse controle sobre sua receita que vai determinar o que pode ser feito com a renda que entra e o com o dinheiro que sai da conta bancária.

Frente a isso, seguem algumas dicas de como controlar o planejamento financeiro de modo que seja possível passar por essa crise sem grandes prejuízos. Acompanhe e coloque em prática.

Organização

Um excelente planejamento financeiro começa quando a pessoa coloca todos os seus gastos mensais, bem como o seu rendimento, em uma planilha de fácil acesso e manejo.

Nesse espaço é imprescindível anotar desde os gastos com o cafezinho na padaria da esquina até o valor das parcelas do aluguel ou financiamento do imóvel. Isso lhe dará uma dimensão de tudo o que entra e sai de seu orçamento.

Observe

Nos próximos meses observe sua planilha e, se for o caso, diminua os gastos que achar supérfluo. Esse ato permitirá que se economize dinheiro e, assim, possa guardá-lo para outra funcionalidade.

Compras

Antes de sair para as compras pense, seriamente, se é necessário comprar aquela peça de roupa ou aquele acessório que gostou. Tente perceber se não é apenas uma compulsão consumista ou se realmente precisa desses itens. Pense também na possibilidade de reciclar seu guarda-roupa participando, por exemplo, de feiras de trocas, uma grande tendência atualmente.

Em relação as compras no supermercado, habitue-se a fazer uma lista do que está faltando em casa. Isso evitará comprar peças a mais e que não tenha tanta prioridade.

Pesquise

Em uma época como essa é essencial que se faça uma pesquisa detalhada de preços. Aproveite as facilidades que a internet proporciona para avaliar em quais lugares o mesmo produto está mais barato.

Dessa forma é possível economizar e obter o melhor custo-benefício do que precisa.

Excessos

O aumento de alguns impostos fez com que algumas contas aumentassem o seu valor. Assim, evite os excessos. Não demore no banho, desligue os aparelhos da tomada quando não estiver usando e reduza o uso do automóvel.

Quando possível prefira ir de transporte público ou, até mesmo, de bicicleta, caso o destino seja próximo.

Sonhe

Não tenha medo de sonhar e de fazer planos. Tudo pode ser realizado quando se tem planejamento. Assim, atualize, sempre, a sua planilha financeira e planeje viagens e aquisições futuras.

Tendo controle sobre os rendimentos é possível guardar dinheiro para cumprir metas e objetivos. Isso dará mais sentido para a vida.

Seguindo à risca todas essas etapas, o planejamento financeiro proporcionará segurança e conforto a todos que investem tempo nesse tipo de organização e planejamento.

Por isso, tenha determinação e foco para seguir o que foi proposto, pois assim você poderá passar pela crise sem grandes imprevistos.

Gisele Schaaf
Coach de Carreira, Planejamento Profissional & Marketing Pessoal
Projeto CALIBRE-SE – Carreira com Liberdade e Realização

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.