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Inteligência Emocional: a principal competência da nova era

Saber lidar com as emoções é uma tarefa complicada, porém de suma importância nos dias de hoje. Ao saber administrá-las, as pessoas conseguem ter mais facilidade para atingir os seus objetivos e, assim, se dar bem em amplas áreas da vida. Dessa forma, medos, inseguranças e insatisfações devem passar despercebidas em prol do êxito nas atividades.

No mundo corporativo, a inteligência emocional é de grande valia, visto que as empresas sabem diferenciar muito bem os profissionais que tenham esse autocontrole de si mesmo, afinal, indivíduos que não demostram, descontroladamente, suas emoções no ambiente de trabalho tendem a construir um local mais harmônico, além de serem mais produtivos em ideias e resultados.

Dessa forma, essa competência é bastante avaliada, já que os seres humanos têm a capacidade de agir conforme suas necessidades. Com isso, saber harmonizar os sentimentos faz parte de um equilíbrio próprio e de uma postura sensata diante de desafios e problemas que podem ser solucionados da melhor forma.

Uma pessoa prudente terá mais tranquilidade e discernimento para buscar, sempre, as melhores estratégias.

IE traz diversas oportunidades ao indivíduo

Por ser uma habilidade comportamental, a inteligência emocional auxilia em diversos campos da vida do ser humano. Diante disso, tanto na rotina pessoal quanto na profissional é preciso saber conhecer os limites de suas emoções para poder controlá-las e, até mesmo, utilizá-las com o intuito de realizar metas e objetivos.

No âmbito pessoal, o indivíduo, ao ter consciência de seu papel na sociedade, deve ter cuidado para que os medos e a ansiedade não dominem a sua forma de tomar decisões, pois, se isso acontecer se tornará difícil desempenhar suas atividades, caminhar em prol do desenvolvimento de seus projetos e obter resultados satisfatórios.

Ter a capacidade de motivar-se e, ainda, buscar meios de interagir, de modo adequado, as diversas situações que a vida apresenta é um modo de colocar em prática a inteligência emocional.

Do mesmo modo, no quesito profissional, o assunto se torna mais amplo, pois quem sabe agir emocionalmente com competência no ambiente de trabalho consegue inúmeros benefícios como rápidas promoções, a busca de soluções para a empresa e para a equipe, ampliação de sua rede de contatos e aprendizado, além de se destacar por ser uma pessoa visionária em sua área de atuação.

No entanto, a experiência na profissão tem pouca relação com o domínio dessa capacidade, ou seja, a maturidade e o tempo de trabalho ajudam no desenvolvimento de algumas habilidades, todavia quem tem mais idade pode não ter uma inteligência emocional tão aguçada quanto os membros da geração Y e vice e versa.

Como desenvolver a minha Inteligência Emocional

Ter o hábito de administrar as emoções é fácil, porém, se faz necessário ter muita determinação nesse aspecto, pois será preciso se autoconhecer primeiro e isso não dependerá, somente, de uma viagem interna, mas sim da capacidade de receber feedbacks e prestar atenção no que está sentindo a cada minuto.

O próximo passo dessa jornada é o ato de gerenciar-se. Nesse caso, pensar e agir com adequação são os exercícios que devem ser feitos. Além de se perguntar, frequentemente, sobre quais comportamentos construtivos precisará seguir para alcançar seus objetivos.

A motivação e o fato de identificar os sentimentos dos outros, ou seja, o exercício da empatia, também são ferramentas a serem praticadas em prol do desenvolvimento da inteligência emocional.

Gisele Schaaf
Coach de Carreira, Planejamento Profissional & Marketing Pessoal
Autora do Projeto CALIBRE-SE – Carreira com Liberdade e Realização

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